Galera,
Primeiramente vai ser um prazer, trocas idéias do hobby. Sei que muitos já sabem como montar, pintar e etc., mas não podemos deixar de pensar nos iniciantes, pois o Blog tem o intuito de difundir o Hobby e prestar qualquer tipo de ajuda, então vamos lá!!!
Para começar no Plastimodelismo, você deve escolher primeiramente em qual área você que se aperfeiçoar, nos carros, aviões, blindados, navio ou ficção. Nesse blog vou predominar com os carros, pois é o que eu já tenho uma boa experiência, mas algumas técnicas que vou mostrar, serve para qualquer segmento.
Decidi em montar carros, o que devo fazer, primeiramente, temos dois tipos de modelístas, aquele que monta só por montar, mas não se preocupa muito com a aparência final e aquele que já quer colocar sua obra de arte em uma bela vitrine e participar de convenções que temos em todo o território nacional e até mesmo no exterior, se você é da segunda opção, vamos se preparar, claro que tem um gasto maior, pois vai ter que comprar algumas ferramentas básicas, é um aerógrafo, que na minha opinião é a parte mais cara.
Então vou começar com as ferramentas:
Alicate – Eu vou mostrar mais para frente como vem um kit na caixa, mas o alicate serve primeiramente para tirar a peça da arvore, a arvore é uma armação onde vem todas as peças presas, mas porque não tirar com a mão? Pois bem, como a peça é de plástico, e de uma certa forma frágil, se você tirar com a mão, pode correr o risco de tirar um “teco” da pesa, ou até mesmo pode quebra.
Pinça – Como temos muitas pesas pequenas, temos que ter uma boa pinça, não aquelas no a mamãe ou a esposa usa, e sim uma mais própria pro hobby que é vendida na maioria das lojas do ramo, uma marca boa e a Tamiya, pode ser mais cara, mas vale a pena.
Estilete – Quando você tira a pesa da arvore, mesmo com o alicate, fica uma rebarba, com isso, tem que ser eliminada, mas cuidado para não cortar os dedos, ele também serve para tirar algumas rebarbas de injeção das peças, e até mesmo fazer determinados furos, caso necessário.
Cola – Geralmente nas lojas, vendem uma cola “própria”, mas não é obrigatório, vamos usar Bonder!!! Isso em raros casos, a dica é uma cola líquida chamado de JET, é um produto destinados a dentistas, mas como usar. Com um pincel, passe um pouco na peça onde vai ser encaixada na outra, demora um pouquinho para secar, mas quando isso acontece ele não larga nunca mais, porque na verdade ele funde o plástico, então não passe em demasia, você encontra esse material em qualquer dental.
Aerógrafo – Como informei, é o gasto mais alto, o aerógrafo funciona como uma pistola de pintura, mas em dimensões bem menores, alguns vem com o compressor, outros tem que comprar a parte. Já o aerógrafo temos basicamente de dois tipos, o simples e de dupla ação, o simples, são aquele que você não tem como regular a quantidade de tinta, quando você usa ele, sempre solta a mesma quantidade, já o de dupla ação, no pino que você aperta para fazer sair o ar, também serve para regular a quantidade de tinta, na minha opinião é melhor comprar um desses, pois tem algumas técnicas que só dá para fazer com ele, tira a mão do bolso e gaste um pouco mais, se cuidar bem, usa pela vida toda.
Daqui para frente, vou postando esses artigos para os iniciantes e intercalando com dicas, técnicas e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário