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quarta-feira, 16 de março de 2011

Passo-a-Passo!!! Volume 12 e 13

Passo 12: 


Sem mais pinturas na carroceria por fazer, utilizo massa de polir número 2 para tirar novamente o efeito "aveludado" que a tinta pode deixar. Faço isso com muita suavidade para não retirar a tinta. Então, lavo-o com água e sabão neutro e deixo secar ao sol. Depois aplico o verniz brilhante. Este verniz, trará o brilho que os carros reais apresentam. Nesta etapa, o uso de máscara é importantíssimo, pois a química do verniz solta um spray muito forte. A aplicação do verniz segue as mesmas regras da tinta. Mesma direção e sem paradas. Detalhe: com dias nublados ou muito úmidos fica impossível aplicar o verniz, pois o resultado final ficará um desastre. Curioso? Pois é, o verniz reage a muita umidade, ficando muitas vezes branco e fosco. Respeite o tempo de secagem conforme a descrição do produto. 



Passo 13: 

Após seco, é hora de dar polimento. Mas antes, uma “quebrada” com uma lixa de baixa granulação (2500 pra cima). Esse lixamento ajuda a tirar possíveis imperfeições e a famigerada “casca de laranja”. Feito isso, novamente com a massa de polir número 2, deixo a carroceria mais lisa possível, tirando aquele aspecto vidrado que o verniz pode deixar (no caso de estar um pouco grosso na hora da aplicação). O polimento pode ainda diminuir o aspecto "maçã do amor", isto é, quando aplicamos demasiadamente o verniz. Neste momento, todo cuidado é pouco, pois se aplicar muita força, três coisas podem acontecer: (1) arranhar o modelo com alguma sujeira intrusa ou com um algodão de baixa qualidade ou, (2) velar a pintura, isto é, tirar verniz, tinta e às vezes até Primer (deixando no plástico) e, (3) quebrar alguma peça.

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