Galera,
Abaixo um bom texto do meu amigo Rodrigo Forte.
Vou mostrar aqui como limpar um aerógrafo, o modelo utilizado é um Gatti Thor. Gatti é uma das melhores marcas de aerógrafos para modelismo, além de ser nacional e possuir boa assistência é composto somente por peças em metal, o que evita corrosão com o uso contínuo de thinner.
Vou mostrar aqui como limpar um aerógrafo, o modelo utilizado é um Gatti Thor. Gatti é uma das melhores marcas de aerógrafos para modelismo, além de ser nacional e possuir boa assistência é composto somente por peças em metal, o que evita corrosão com o uso contínuo de thinner.
O modelo Thor é o mais simples da Gatti, mas no meu ponto de vista não perde tanto para o AG3 e AG2 que são os tops de linha.
Essa matéria explica como desmontar o Gatti para limpeza em casa. É preciso estar ciente que esse processo não é recomendado pelo Fabricante. Esse texto visa orientar aqueles, que sabendo dessas condições, querem fazer essa limpeza por si mesmos.
Essas orientações visam não causar dano ao aerógrafo já que o processo de desmontagem/montagem errado pode danificar alguma peça importante do aparelho. Se você não quer se arriscar, não continue e procure alguém especializado.
Caso esteja ciente dos riscos e queira continuar então vamos ao passo-a-passo.
Na figura abaixo o manual do AG3, que é muito parecido com o Thor que iremos desmontar.
O modelo Thor é o mais simples da Gatti, mas no meu ponto de vista não perde tanto para o AG3 e AG2 que são os tops de linha.
Essa matéria explica como desmontar o Gatti para limpeza em casa. É preciso estar ciente que esse processo não é recomendado pelo Fabricante. Esse texto visa orientar aqueles, que sabendo dessas condições, querem fazer essa limpeza por si mesmos.
Essas orientações visam não causar dano ao aerógrafo já que o processo de desmontagem/montagem errado pode danificar alguma peça importante do aparelho. Se você não quer se arriscar, não continue e procure alguém especializado.
Caso esteja ciente dos riscos e queira continuar então vamos ao passo-a-passo.
Na figura abaixo o manual do AG3, que é muito parecido com o Thor que iremos desmontar.
Primeiramente tiro o aerógrafo da mangueira, desenroscando a conexão de ar (20), facilita o trabalho com ele livre. Observe a borracha de vedação e tome cuidado para não perde-la.
Começarei a limpeza pelo copinho (22), pois é só encaixado e é a parte mais fácil de ser limpa. A parte interna pode ser limpa com cotonete ou a ponte de um pano molhado de thinner. O importante é limpar o tubo por onde passa a tinta, pois com uso constante pode acumular resíduos e até intupí-lo. Aqui utilizei um pedaço de fio de solda, pois é do tamanho exato do bico, mas pode-se usar uma agulha, alfinete ou coisas do gênero.
O próximo passo é a remoção da agulha, para isso remova primeiro a culatra (14). Em seguida, remova o fixador da agulha (12) e puxe a mesma para trás até que saia totalmente. Observe que a agulha foi erroneamente identificada como a peça 13. Sem a agulha, a tendência é que o Gatilho (5) e encosto (8) caiam do aerógrafo. Essas peças acumulam pouca sujeira, mas podem ser limpas se necessário.
Geralmente a agulha acumula pouca tinta, por conta de sua pequena área, mas mesmo assim pode ser limpa. Pegue o pano embebido em thinner e passe levemente, sempre de trás para frente, para não amassar a ponta da agulha, a parte mais sensível do conjunto e importante para um jato uniforme.
Para a limpeza completa, removerei o conjunto que prende e puxa a agulha. Para isso, desenrosque a peça identificada com o número 13. Ao sair totalmente, sairão também a mola (10) e a pinça (9). Essas peças não costumam sujar, pois não chega tinta até as mesmas.
Vamos a limpeza da ponta, desparafuse o protetor (1), em seguida a capa (2) e por fim o bico (3). Esse último está bem preso e pode necessitar de um alicate para apoio, ele é bem sensível, então não aperte muito o alicate, pois pode danificar o bico. A ponta da capa e o interior do protetor devem ser bem limpos, pois pigmentos que ficam ali costuma ser cuspidos pelo ar e estragam a pintura. Outro ponto que merece a atenção é a ponta interna da capa (2). É uma região de difícil acesso. Em geral, pode ser limpo com uma pinça fica e um pouco de algodão embebido em thinner. Costumo colocar as três peças em um vidro com thinner mexer um pouco e deixá-los ali enquanto limpo outras partes, depois tiro do thinner, seco com cotonete e pano e pronto.
Temos o aerógrafo totalmente desmontado. Agora podemos fazer a limpeza pesada. O fundo do corpo (4) compreende o interior atrás do porta-gaxeta (6) e não acumula muita sujeira. Pode-se usar um cotonete para limpar o que for necessário.
Para limpar a parte frontal do corpo, a frente do furo da gaxeta (7), pode-se usar um palito de dente ou agulha e raspar os pigmentos. Essa região é a que mais acumula tinta. Faça a limpeza pela frente e pelo encaixe do bico. Pelo buraco do bico, você pode colocar um palito de dente com algodão enrolado na ponta e embebido em thinner. Procure deixar esta parte bem limpa.
Feito a limpeza é hora de montar o aerógrafo. Primeiramente, coloque o encosto (8). Você provavelmente precisará fazê-lo com ajuda de uma pinça. Depois coloque o gatilho (5). Observe que o gatilho tem uma dobradiça que deve ficar perpendicular ao sentido da agulha, para permitir que a mesma atravesse o furo existente nele.
Para recolocar a peça 13, é preciso saber fazê-lo corretamente. Coloque a mola (10) na pinça (9) e coloque-as dentro da peça 13. Veja que há um pino de metal que serve de guia dentro dessa peça. Pressione o conjunto e prenda a saída da pinça com o fixador (12). Agora você pode soltar o conjunto e ele não desmonta. Atarraxe novamente o conjunto ao corpo (4) do aerógrafo. Feito isso, o fixador (12) deve ser novamente removido.
Para colocar a agulha, muito cuidado. A agulha deve ser colocada pela frente do aerógrafo na foto estou colocando por trás por ter prática, mas isto pode entortar a agulha tendo qe substituí-la. Puxe a agulha para trás agora, até que a mesma não seja obstáculo para a recolocação do bico (3). Prenda bem o bico, para evitar que ar escape pela rosca, mas cuidado para não danificá-lo, pois como comentei é sensível. Depois disso, empurre a agulha para frente. Nesse momento, cuidado para que ela não apertada contra o bico. Caso contrário, o gatilho não conseguirá puxá-la. Tudo ok, coloque novamente o fixador (12). Verifique se o gatilho está puxando a agulha. O gatilho não deve ter folgas no seu curso, nem ficar muito duro. Isso é regulado pelas voltas da peça 13.
Coloque a capa (2) e o protetor (1) novamente no corpo (4). Para evitar acidentes com a agulha, puxe o gatilho durante esse processo. Coloque novamente a culatra (14) e seu aerógrafo está montado e pronto para uso.
Lembrando que este processo não precisa se feito constantemente, somente quando estiver muito sujo, uma lavagem com thinner e alta pressão logo após o uso da tinta da uma boa limpada na parte interna do aerógrafo.
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