Autor Rodrigo Fortes
Todo aficcionado por automóveis ou fãs de muscle cars, provavelmente já ouviu falar no Motor Hemi, fenômeno nos anos 50, 60, e 70.
Em 1951, a Chrysler apresentou o Hemi V8 de 180 cavalos em vários modelos.
O motor Hemi da Chrysler tinha deslocamento de 5,4 litros (331 polegadas cúbicas) e por isso é conhecido como "HEMI 331".
180 cavalos não parece muita coisa, mas imaginem isso em 1951, era uma portência impressionante para época e começou a lenda Hemi.
Em um motor Hemi, a parte de cima da câmara de combustão é hemisférica. Isso cria mais espaço no teto da câmara de combustão para o uso de válvulas maiores e também endireita as passagens de ar através do cabeçote. Esses recursos melhoram significativamente o fluxo de ar do motor, que pode resultar na produção de energia relativamente elevadas a partir de um determinado deslocamento do pistão. Embora a Chrysler é a única marca automotiva a promover a expressão "Hemi", praticamente todos os fabricantes de motores de automóveis a incorporar elementos de design semelhantes utilizam esta espressão.
A Chrysler continuou a melhorar o design do Hemi, lançando um motor de 5,8 litros em 1956, um de 6,4 litros em 1957, e por fim uma versão de 7 litros em 1964.
O motor de 7 litros transformou o Hemi em lenda quando se classificou em primeiro, segundo e terceiro na corrida Daytona 500 da NASCAR de 1964.
O Hemi de 7 litros de rua foi lançado em 1965, com 425 cavalos de potência, potendo gerar mais potência se preparado. Com o sucesso na NASCAR de 1964 e as vendas em 1965, garantiu seu lugar novamente na NASCAR em 1966.
O HEMI 426 se tornou um motor popular em corridas de arrancada NHRA (categoria de arrancada da National Hot Rod Association) pelo seu desempenho e potência.
Alguns modelos de automóveis a utilizarem este Motor
Em um motor Hemi, a parte de cima da câmara de combustão é hemisférica.
A área de combustão no cabeçote tem o formato de meia esfera. Dizem que um motor como este tem "cabeçotes hemisféricos".
Em um cabeçote Hemi, a vela geralmente fica no topo da câmara de combustão e as válvulas abrem-se em lados opostos da câmara de combustão.
A maioria dos carros anteriores à década de 50 usava os chamados cabeçotes planos , e ainda hoje muitos cortadores de grama usam o design plano porque é de fabricação mais barata.
Em um motor de cabeçote plano, as válvulas ficam no bloco e não no cabeçote, e abrem em uma câmara ao lado do pistão.
* 1966–1970 Dodge Coronet/Plymouth Belvedere
* 1966–1971 Plymouth Satellite
* 1966–1971 Dodge Charger
* 1967–1971 Plymouth GTX
* 1968 Dodge Dart (Race version only)
* 1968 Plymouth Barracuda (Race version only)
* 1968–1971 Dodge Super Bee
* 1968–1971 Plymouth Roadrunner
* 1969 Dodge Charger Daytona
* 1970 Plymouth Superbird
* 1970–1971 Plymouth Barracuda
* 1970–1971 Dodge Challenger
* 1970 Monteverdi Hai 450
E aqui mais fotos do modelo 1:24 em resina fornecido pelo Cesar Bossoloni. Este é o mesmo do outro post, só que montado.
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